Culto de Misericórdia Divina e Comunidade Cenacolo

bann dom mis 21

Se olharmos para a nossa Comunidade, nascida do coração de Madre Elvira que com o olhar da compaixão e da misericórdia, teve o desejo de ajudar os jovens perdidos: drogados, adictos, sem sentido de vida, não podemos deixar de falar da Misericórdia de Deus.
Precisamente no caminho comunitário, muitas vezes em silêncio diante de Jesus no Santíssimo Sacramento da Eucaristia, outras vezes na escuta da Palavra ou no rosto dos irmãos que nos rodeiam, descobrimos o desejo de conversão. dom mis 21Vidas perdidas, destruídas, sujas de diversos pecados e males, graças ao olhar misericordioso da Comunidade, graças ao Sacramento da Penitência, redescobrem o esplendor e a luz de Cristo. Como Madre Elvira costumava repetir aos jovens viciados em drogas: “Vocês são como pérolas caídas na lama ... Basta limpá-las e quando voltam ao antigo esplendor, brilham ainda mais e ficam ainda mais bonitas."

Precisamente por isso a Comunidade Cenacolo está muito grata e ligada ao culto da Misericórdia; em muitas de nossas fraternidades, todos os dias, os jovens rezam o Terço da Misericórdia às 15 horas ou de noite antes de apagar as luzes e dormir.
Nosso desejo é clamar a todos a beleza e grandeza da Misericórdia de nosso Deus que é um bom Pai ...

Abaixo você pode encontrar coisas interessantes sobre a história do culto da Divina Misericórdia ...

“Quero que o primeiro domingo após a Páscoa seja a Festa da Minha Misericórdia. Minha filha, fale a todo o mundo da Minha Misericórdia incomensurável! Quero que esta festa seja celebrada solenemente em toda a Igreja ”
                                                                                                                                                          (Jesus para Santa Faustina)

A Festa da Divina Misericórdia, solicitada por Cristo em uma revelação privada a Santa Faustina Kowalska, é celebrada desde 2000 no segundo domingo de Páscoa, conforme estabelecido por São João Paulo II.

O PEDIDO DE JESUS

dom mis 21 4Numa revelação privada, Jesus comunicou a Santa Faustina pela primeira vez o desejo de instituir esta festa no dia 22 de fevereiro de 1931, em Płock na Polônia, quando lhe transmitiu a sua vontade a respeito da imagem da Divina Misericórdia:
"Quero que haja uma festa da misericórdia, quero que a imagem que vais pintar com o pincel seja solenemente benta no primeiro domingo depois da Páscoa, este domingo deve ser a festa da misericórdia. "

Nos anos seguintes Jesus voltou a fazer este pedido ainda em catorze outras aparições, definindo precisamente o dia da festa no calendário litúrgico da Igreja, a causa e o propósito de sua instituição, a forma de prepará-la e celebrá-a, bem. Em 24 de setembro de 1936, Jesus disse a Santa Faustina:
"Minha filha, fala a todo o mundo da Minha inconcebível Misericórdia. Quero que a festa da misericórdia seja abrigo e refúgio para todas as almas e especialmente para os pobres pecadores. Naquele dia se abram as entranhas da Minha Misericórdia, derramarei todo um mar de graças sobre as almas que se aproximam da fonte da Minha Misericórdia. A alma que se aproxima da Confissão e da Eucaristia recebe o perdão total dos pecados e penalidades. Que nenhuma alma tema aproximar-se de Mim, mesmo que seus pecados sejam como a púrpura. Esta causa é Minha e brotou do seio da Santíssima Trindade, que através da Palavra vos faz conhecer o abismo da Divina Misericórdia. Quero que esta festa seja celebrada solenemente no primeiro domingo depois da Páscoa. "
                                                                                                                                                  (Diário de Santa Faustina, Quaderno 2, online)

Jesus explicou por que pediu que o festival fosse estabelecido:
“As almas perecem, apesar da Minha dolorosa Paixão [..]. Se eles não adorarem Minha misericórdia, eles perecerão para sempre. "

A MANEIRA DE CELEBRAR A FESTA

Quanto à forma de celebrar a festa, Jesus expressou dois votos:
• que a imagem da Divina Misericórdia seja naquele dia bendita solenemente e publicamente, isto é, liturgicamente, venerada;dom mis 21 2
• que os sacerdotes falem às almas desta grande e insondável misericórdia divina, despertando assim a confiança nos fiéis.

Jesus também pediu que se fizesse uma novena especial em preparação para a festa, começando com a Sexta-feira Santa; a novena consiste na recitação da coroa da Divina Misericórdia e outras orações todos os dias às três da tarde.

A ESCOLHA DO DIA

A escolha do primeiro domingo depois da Páscoa tem um significado teológico profundo: indica a estreita ligação entre o mistério pascal da Redenção e a festa da misericórdia, algo que também a Irmã Faustina observou:

“Agora vejo que a obra da Redenção está ligada à obra da Misericórdia pedida pelo Senhor. "

QUEM SOMOS

Associação São Lourenço 
Comunidade Cenacolo
Rodovia Francisco Ribeira Nogueira
(Estrada Mogi Taiaçupeba) KM 72
Caixa Postal 423
Mogi das Cruzes - SP
CEP 08765-340 - CNPJ 02.003.084/0001 - 42

Tel (11) 4721 - 7413  
whatsapp logo logotipo midia indoor 1450301574403 300x300 + 55 11 99555-3695

e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.