Da primeira homilia de Padre Stefano

Padre Stefano, em sua homilia intensa, consegue ver a nossa história nas entrelinhas das várias leituras do dia, a história de cada menino que entra na Comunidade:A primeira leitura fala do povo de Deus que voltou a Jerusalém. Depois do exílio, o deserto voltou em frangalhos, de tanto caminhar, tantas lutas entre acreditar e não acreditar, entre ir para frente e voltar. Quando chega a Jerusalém, encontra-a destruída, o Templo está em pedaços, as paredes já não estão lá: o povo está desolado. Eles caminharam muito e lutaram para chegar na frente de uma pilha de entulhos. No entanto, a voz de Deus através do profeta diz: “Este dia é um dia de festa, não fiquem tristes, alegrem-se, a alegria do Senhor é a sua força”. É preciso muita coragem diante de um monte de entulho, diante de tanto esforço que as pessoas têm feito, para dizer: “Este é o dia da alegria”. É a história da nossa Comunidade: montes de entulho, ossos mortos, casas em pedaços, mas nesses ossos mortos, nesses escombros está a voz de Deus que diz: “A alegria do Senhor é a tua força”. art20 3Deus tem um olho particular que só Ele tem: é poder ver nos escombros a vila mais bonita do mundo, poder ver entre os montes de lixo a joia mais preciosa que pode estar em seus olhos: o homem vivo. Somos o tesouro de Deus, somos a coisa mais preciosa de Deus, somos a paixão de Deus, somos a alegria de Deus, somos a festa de Deus, Deus olhando para nós celebra. Há poucos dias disse a algumas meninas que li que o olhar de cada mulher, quando vê um filho, dilata automaticamente a pupila, é um impulso interior. A mulher é tão feita para dar vida que, ao ver um filho, sem que ele perceba, sua pupila se dilata: Deus tem olhos de mulher. Quando Ele nos vê, sua pupila dilata. Ele nos vê como crianças e tem apenas esse aspecto, mesmo que sejamos cadáveres. Deus com sua ternura pode ver em nossos escombros a vila mais bonita do mundo. Quero agradecer ao Espírito Santo porque, se soubermos como olhar nos olhos de Deus, também começaremos a ter esse olhar.

                Na segunda leitura, São Paulo, conhecedor da comunidade, conhece bem as alegrias, mas também as dores, fala a uma comunidade em que nascem as tensões porque se tem um dom, mas em vez de usá-lo para se tornar um dom para todos, ela se sente, superior aos outras. Paulo, para essas pessoas que discutem, dá o exemplo do corpo: mas como vai a cabeça se não tem olhos, como vai um braço se não tem mão, como vai um pé se não tem dedos. Isso quer dizer que cada um, em seu dom está o corpo, é uma vida. Num determinado momento, porém, ele diz essa coisa que é "mortal", ele diz: "... aqueles membros do corpo que parecem os mais fracos, são os mais necessários". É exatamente assim: aquelas pessoas que na vida te parecem mais “preguiçosas” do que as outras, são as mais importantes aos olhos de Deus. Este é o grande mistério segundo o qual para Deus os grandes são os pequenos, os fracos são os fortes, os últimos são os primeiros, aqueles que se desesperam na encruzilhada, são os convidados do casamento: o mistério mais belo é precisamente o de ter um Deus assim. Quando ouço essas coisas, não posso deixar de dizer: "Senhor, eu Te dei a vida uma vez, mas eu daria a Você duas, três, dez, mil vezes". Nosso Deus é um grande Deus, os mais fracos são os mais necessários e os mais necessários, porque Deus sabe que não vivemos se não amamos.

Deus nos dá a oportunidade de amar os fracos para nos fazer felizes e nos salvar. Sempre digo que as missões que temos, nas quais acolhemos meninos de rua, não salvam crianças, mas nos salvam, salvam-nos, salvam-nos porque nos permitem amar, permitem que você tenha a alegria de sofrer, irritar-se, zangar-se, pedir perdão por algo e isso porque você ama. Então, os membros mais fracos são os mais necessários, porque Deus os criou para nos dar o privilégio de amá-los. Confesso para vocês que me sinto privilegiado por poder servir a Deus nesta obra que é a Comunidade, sorte de ter conhecido a Comunidade no meu caminho.

O Evangelho, então, é o programa da vida de Jesus: anunciar a Boa Nova aos pobres, libertar os presos. Não sei se já contei sobre isso. Minha primeira centelha para a Comunidade veio de dois braços através de uma grade de uma prisão que me cumprimentou. Quando meu primo, Albino, preso por ter combinado algo ruim, um dia, com minha mãe, fomos à piazzale della Castiglia, a mesma prisão que ficava perto da “Casa Madre” em Saluzzo.

Quando o chamamos da praça, ele colocou as mãos dentro das grades e me cumprimentou. Acho que foi um soco no estômago do Espírito Santo, mas um soco bem dado, do qual você não pode se defender. Daí na minha vida algo nasceu, talvez ainda não fosse um chamado, mas com certeza era uma grande questão. Então, através de seu desespero, conheci a esperança da Comunidade que me trouxe aqui hoje. Através daqueles membros fracos que são necessários, Deus me “pegou”, me chamou e estou muito feliz por ter respondido.

Vou lhe contar mais uma coisa que aconteceu comigo algumas noites atrás. Certa noite, eu estava saindo do escritório e ouvi dizer que algo estava batendo no vidro. Abri a janela e vi um passarinho vermelho que ficava pulando entre o vidro e as grades e não conseguia mais voar, então peguei e tentei esquentá-lo um pouco, depois saí e eu entreguei. Ele, um pouco hesitante, saiu. Imediatamente pensei que a mão de Deus é uma mão que aquece, que não tira, mas que dá, que aquece para te fazer voar e não para te colocar na gaiola, que te segura para te dar vida. Pensei que a Comunidade também tinha esta tarefa, esta missão de aquecer, não de enjaular, mas de aquecer para dar vida.

Muitas vidas são frias, congeladas pelo gelo da morte, pense quando você toca uma pessoa morta: está frio. A Comunidade é esta mão de Deus para aquecer para te fazer voar de novo, para te fazer recomeçar na vida.

Ainda agradeço a Deus por me salvar da meningite quando eu tinha 8 meses. Aos 8 meses tive meningite fulminante, tive que sair da minha pele, desisti e minha mãe, como última esperança, gritou para Deus e Deus respondeu! Ela me colocou no coração de Deus e Deus me colocou no coração dos outros. Agradeço a este Deus porque me salvou porque quer que eu seja simples, pobre, pecador, mas instrumento de salvação para os outros. São Paulo numa leitura que gosto muito diz esta frase: “Somos pessoas que nada têm, mas tudo possuímos”. Eu me sinto assim, sinto que possuo tudo, se pudesse desejar outra vida sonharia com esta, se sonhasse com outra família sonharia com esta, se tivesse que sonhar com irmãos, sonharia com vocês. Agradeço a Deus porque tudo isso me fez escolhê-lo e me fez conhecê-lo.

Agradeço a Deus porque em vida me preservou: fui cabeça quente, cabeça dura e, portanto, certamente se não tivesse escolhido o caminho do bem, teria sido uma daquelas belas duras no mal. Por isso me senti em casa quando cheguei na Comunidade, porque me senti muito bem viciado em fechamentos, timidez, medos, mas Deus me liberou também, me deu visão, me ensinou a andar, ele me ungiu. Agora é a minha vez de emprestar-lhe meus braços, meu coração, minha boca para que ele possa tocar o coração de tantos de vocês. E então eu disse e repito, Deus nos escolheu, queridos meninos e meninas da Comunidade, porque Ele os ama muito, porque Ele é louco por vocês, porque vocês são sua alegria, seu pensamento, seu coração. Sinto que Deus me escolheu porque Ele vos ama infinitamente. Peço-te uma oração para que este instrumento esteja nas tuas mãos, juntamente com Elvira, todos os irmãos e irmãs que vivem ao serviço da Comunidade, para que nos tornemos esta mão que aquece, este calor, este amor de Deus, porque só Ele sabe quebrar as correntes”.

 

QUEM SOMOS

Associação São Lourenço 
Comunidade Cenacolo
Rodovia Francisco Ribeira Nogueira
(Estrada Mogi Taiaçupeba) KM 72
Caixa Postal 423
Mogi das Cruzes - SP
CEP 08765-340 - CNPJ 02.003.084/0001 - 42

Tel (11) 4721 - 7413  
whatsapp logo logotipo midia indoor 1450301574403 300x300 + 55 11 99555-3695

e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.